Tradução da Cor
Protótipo da tradução do canal azul usinado em
poliuretano a partir de uma fresadora CNC
Em Tradução da Cor as informações de uma imagem foram transpostas para um plano tridimensional gerando uma série de experimentações artísticas. Por meio de transduções de informações do original, novos trabalhos foram gerados pela transposição de meio, considerando-se como parâmetro de tradução a variação de cor de fonte luminosa.
A partir das imagens resultantes de “Rearranging RGB” esse projeto propõe um experimento de tradução da cor, agora para o plano físico e tridimensional. A tradução dos dados das imagens digitais foi realizada por meio de um processo de parametrização. Dessa forma, utilizando um software de modelagem 3D chamado Rhinoceros, em conjunto com um pluggin de linguagem gráfica de programação cha- mado Grasshopper, seria possível efetivamente traduzir os dados da imagem em uma malha geométrica tridimensional.
No ambiente do software foram definidos parâmetros de tradução da imagem como escala, nível de detalhes medidos em pontos na malha e o componente “Image Sampler”, que se baseia em um algoritmo utilizado para a conversão das cores provenientes da imagem original em vetores. No caso desse experimento, a intenção era converter os dados de cor em vetores de diferentes alturas a serem demarca-das na malha geométrica. O componente utilizado para a tradução do canal de cor permitia a tradução dos canais separados da imagem.
Então, nessa primeira configuração, foi acertado que o canal seria definido em correspondência com o canal da imagem original. Optou-se por iniciar o teste com a tradução do canal azul de “Rearranging RGB” por meio do componente que traria apenas as informações desse canal. A imagem foi então interpretada pelo software, resultando em uma malha tridimensional com ondulações respectivas aos dados associa- dos no processo de parametrização. O modelo resultante foi fresado em uma router CNC (fresadora de grande formato) em poliuretano e em escala reduzida.
ficha técnica:
Conceito/coordenação: Juliana Henno, Monica Tavares, Henrique Stabile
Parametrização: Henrique Stabile
Apoio: FabLab São Paulo - LAME (FAU-USP)