voltar lista projetos

próximo >>

Rearranging RGB

byred.jpg

Fragmentos da imagem ordenados pelo canal vermelho

bygreen.jpg

Fragmentos da imagem ordenados pelo canal verde

byblue.jpg

Fragmentos da imagem ordenados pelo canal azul

Um conjunto de três imagens intitulado “Rearranging RGB”, envolvendo a reorganização dos dados de imagens tomando como parâmetro os canais RGB de cores de uma imagem digital original.

Todas as etapas de transformação da imagem foram realizadas por meio da programação, não existindo a possibilidade de se utilizar interfaces gráficas visuais como mediadoras da operação. Usando o software de programação “Image Magick”, a imagem retangular original foi subdividida em módulos iguais a serem a seguir reorganizados em uma nova área, quase quadrada, e pela autora definida com 32 x 27 módulos. Os valores numéricos médios de cada módulo, referentes a suas cores individuais vermelho (R-0/255), verde (G-0/255) e azul (B-0/255), foram analisados e reorganizados pelo software, que deu saída a três diferentes composições de mesmo tamanho. Cada composição teve os seus módulos reorganizados de acordo com os valores, em ordem crescente, de um índice de cor separado (R, G ou B), respeitando-se a gradual intensidade da média de cor calculada para cada módulo. Dessa forma, o primeiro quadro seria uma organização dos índices do vermelho, o segundo dos índices do verde e o terceiro dos índices do azul.

Tal experimento permitiu que a autora pudesse explorar possibilidades de tradução e codificação à medida que se articulavam elementos codificados na linguagem de programação. Ficou claro nesse experimento que a ausência de uma interface gráfica permitiu uma maior liberdade em se atualizar novas propostas de maneira inventiva.

fotoOriginal.jpg

Imagem retangular original

ImageMagick.jpg

Detalhe do código e desdobramento das imagens

ficha técnica:
Conceito/programação/coordenação: Juliana Henno
Apoio: James Wallbank - Museu da Imagem e do Som